segunda-feira, 19 de outubro de 2009

SOBRE A TEMÁTICA DO FILME E SUA ORIGEM

Com roteiro e direção de Rejane Zilles, o filme retrata o Walachai e comunidades próximas. Povoados do sul do Brasil onde descendentes de imigrantes alemães ainda falam um antigo dialeto que já se perdeu na Alemanha de origem. Comunidades rurais isoladas dos processos de modernização, em contraste com o mundo globalizado.

Documentamos esta interessante região que, localizada a 70 km de Porto Alegre, capital do estado, ainda mantém seus costumes e tem uma dinâmica própria, em contraste com a vida urbana, apesar da proximidade das cidades. É um lugar de grande simplicidade, com fortes valores humanos, onde as pessoas vivem satisfeitas com o que possuem, alheias aos mecanismos de consumo da sociedade moderna.

WALACHAI é um documento fílmico de resgate histórico, especialmente se considerarmos que não existem registros audiovisuais sobre a região. É um importante registro da memória deste povoado, que ainda se mantém viva através de relatos orais de seus habitantes.

O projeto de documentar a singularidade deste povoado está ligado à história pessoal da diretora do filme. Rejane Zilles nasceu no Walachai e lá passou toda a sua infância. Aprendeu a falar português somente aos sete anos de idade quando ingressou na escola. Hoje, mora no Rio de Janeiro, é atriz e profissional de cinema. Ainda fala o dialeto local e mantém laços familiares na comunidade — o que permitiu uma abordagem especial e única do assunto. Ao realizar este filme, Rejane trilhou um simbólico caminho de volta para o universo mágico e desconhecido do Walachai, que segue lhe impressionando, a cada imersão em seus interiores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário